Eu vi um quadro do Van Gogh original!






Alguém até mim pergunta porque esses quadros eram tão importantes?

A pintura é uma das expressões artísticas mais antigas de que se tem registro. É representado e vivenciada por homens que pintavam em cavernas.

Uma representação artística pode ser vista por várias civilizações ao redor do mundo, como a arte egípcia, arte mesopotâmica e arte ibérica. Seus artistas e artesãos produziam obras que abordavam temas como religioso culto, contexto social e político.

A arte tem sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e manifestações do homem no mundo, como um retrato do que se vive na época e do que estava sendo pensado naquele momento.

Uma mente secularizada como a nossa e que dispõe de uma enxurrada de opções de mídias, pode não conseguir dar a devida importância para a pintura de grandes artistas como Van Gogh, Picasso, Cavalcanti, Portinari entre tantos outros, pois aprendemos que essas caras são importantes, mas não sabe bem ao certo o porquê.

Confesso que me emocionei ao me deparar com um quadro do Cândido Portinari que só conhecido das representações representativas de nós livros do MEC.

Hoje graças como facilidades tecnológicas, nosso consumo por imagem é mais rápido do que a captura da câmera de um celular. Nos esforçamos para tirar a melhor foto, com o melhor ângulo e elas vão parar na linha do tempo de alguém que desprende 1 segundo, tempo suficiente para um like. Nós nos enganamos dizendo que amamos a imagem, amamos fotos, mas parece que estar mais interessados em parecermos artistas do que realmente sermos.

Pense comigo que na época destes grandes pintores existiam poucas formas de registros, bons artistas eram escassos e alguns deles como Van Gogh vendiam quadros que hoje no dia valem milhões por um prato de comida.

Elas são importantes porque ao contrário dos artistas contemporâneos não desistiram por não estarem fazendo sucesso, artista era o que eles eram.

Não eram como nós artistas modernos que hoje em dia buscamos no Google e as mais belas referências visuais, em milésimos de segundo estão a nossa frente, eles olhavam para trás e tinham algumas boas referências, mas a grande sacada estava em olhar para o mundo, olhando para sua volta e perceber os detalhes e se deixar levar pelo talento de poder fazer um belo e demorado registro , como se o tempo simplesmente parasse e cada detalhe poderia vir a tona através da percepção do artista, seus pincéis e sua paleta de núcleos.

Arte meus amigos, maravilhosa arte! 🥰

Augusto Marques

0 Comentarios

De sua opinião!